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Manual de Consultoria Empresarial
Conceitos, Metodologia e Práticas

Autor: Djalma de Pinho Rebouças Oliveira
Editora: Atlas
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   Descrição
   Sumário
   Dados técnicos
Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio.
Preço válido somente para compras na Internet.



  :: Descrição do produto

A consultoria empresarial representa uma das atividades que mais têm evoluído nos últimos anos em todo o mundo e, particularmente, no Brasil. Com base em experiência demais de 40 anos em 300 empresas-clientes em serviços de consultoria do autor, surgiu a oportunidade de apresentar uma obra sobre a otimizada atuação e utilização da consultoria empresarial.

Dividido em seis capítulos, este livro trata da evolução do negócio consultoria, da consolidação do profissional como consultor, dos diferentes tipos de consultoria, da contratação e administração dos serviços da consultoria pelas empresas-clientes, bem como da vocação, das características e da ética do consultor.

A aplicação do conteúdo deste livro considera os dois lados interessados no assunto: de um lado, o consultor ou empresa de consultoria que realiza os serviços e, de outro, a empresa-cliente que contrata os serviços de consultoria. A partir dessa abordagem dupla, o autor procura colocar esses dois lados trabalhando conjuntamente em parceria profissional, visando à alavancagem dos resultados da empresa-cliente e à perpetuação do negócio do consultor.


   :: Sumário do produto

1   CONCEITOS BÁSICOS
   1.1   Introdução
   1.2   Conceito de consultoria empresarial
   1.3   Evolução e tendências da consultoria
   Resumo
   Questões para debate
   Caso: Evoluções e declínios da empresa de consultoria Alpha Ltda.

2   CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR
   2.1   Introdução
   2.2   Definição do produto da consultoria
      2.2.1   Estabelecimento do estilo de atuação
   2.3   Plano de carreira para atuar como consultor
   2.4   Interação de serviços de consultoria com serviços de treinamento
   2.5   Divulgação dos serviços de consultoria
      2.5.1   Plano de marketing do consultor e de seus serviços
   Resumo
   Questões para debate
   Caso: A atuação da FICO - Fundação Instituto de Consultoria da FABA - Faculdade Brasileira de Administração

3   TIPOS DE CONSULTORIA
   3.1   Introdução
   3.2   Consultor externo e consultor interno
   3.3   Tipos de consultoria empresarial
      3.3.1   Quanto à estrutura
         3.3.1.1   Empresa de consultoria de pacote
            3.3.1.1.1   Vantagens e precauções na utilização
         3.3.1.2   Empresa de consultoria artesanal
            3.3.1.2.1   Vantagens e precauções na utilização
      3.3.2   Quanto à amplitude
         3.3.2.1   Consultoria especializada
            3.3.2.1.1   Vantagens e precauções na utilização
         3.3.2.2   Consultoria total
            3.3.2.2.1   Vantagens e precauções na utilização
            3.3.2.2.2   Consultores associados
         3.3.2.3   Consultoria globalizada
   Resumo
   Questões para debate
   Caso: Alternativas e dúvidas do presidente da XYZ Indústria e Comércio S.A. para a contratação dos serviços de uma consultoria

4   CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA
   4.1   Introdução
   4.2   Identificação da necessidade dos serviços de consultoria
      4.2.1   Terceirização dos serviços
   4.3   Interação da consultoria com a empresa-cliente
      4.3.1   Entendimento do negócio da empresa-cliente
      4.3.2   Outras interações com a empresa-cliente
         4.3.2.1   Assessoria
         4.3.2.2   Conselho consultivo
         4.3.2.3   Consultoria executiva
         4.3.2.4   Consultoria de risco
         4.3.2.5   Treinamento
         4.3.2.6   Palestra
         4.3.2.7   Pesquisa
         4.3.2.8   Auditoria
   4.4   Elaboração da proposta e plano de trabalho
   4.5   Negociação dos serviços de consultoria
      4.5.1   Algumas dicas para a adequada negociação dos serviços de consultoria
         4.5.1.1   Dicas para antes de sentar à mesa para a negociação
         4.5.1.2   Dicas para durante o processo de negociação
         4.5.1.3   Dicas para após a conclusão da negociação
   4.6   Contrato de serviços de consultoria
      4.6.1   Remuneração dos serviços de consultoria
   4.7   Algumas dicas para a seleção e contratação de serviços de consultoria
   Resumo
   Questões para debate
   Caso: Interação e conhecimento do negócio da empresa-cliente Banco Gama S.A.

5   ADMINISTRAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA
   5.1   Introdução
   5.2   Administração e avaliação dos serviços de consultoria
      5.2.1   Algumas dicas para otimizar a administração e avaliação dos serviços de consultoria
   5.3   Manutenção e aprimoramento dos serviços de consultoria
      5.3.1   Algumas dicas para otimizar a manutenção e aprimoramento dos serviços de consultoria
   Resumo
   Questões para debate
   Caso: Os problemas de administração de três empresas de consultoria atuantes na Betha Indústria e Comércio de Alimentos S.A.

6   CARACTERÍSTICAS DO CONSULTOR EMPRESARIAL
   6.1   Introdução
   6.2   Vocação de consultor
   6.3   Características básicas do consultor
      6.3.1   Características comportamentais
      6.3.2   Características de habilidade
      6.3.3   Características de conhecimento
   6.4   Ética do consultor
   6.5   Algumas dicas para identificar o consultor ideal para a realidade da empresa-cliente
   Resumo
   Questões para debate
   Caso: Elaboração de seu plano de atuação como consultor empresarial

Glossário
Bibliografia

RELAÇÃO GERAL DE FIGURAS
   Figura 4.1   Aspectos da atuação da consultoria empresarial
   Figura 4.2   Etapas da intervenção do consultor empresarial
   Figura 4.3   Fases do projeto de consultoria

RELAÇÃO GERAL DE QUADROS
   Quadro 2.1   Critérios de competitividade dos serviços de consultoria
   Quadro 2.2   Matriz de serviços versus mercados
   Quadro 4.1   Exemplos de doenças e sintomas empresariais
   Quadro 4.2   Questionário de auto-avaliação como negociador
   Quadro 4.3   Cálculo do número de pontos da auto-avaliação
   Quadro 4.4   Modelo de contrato


  :: Dados Técnicos

  Edição: 11ª
  ISBN: 9788522470709
  Nº de páginas: 210
  Editora: Atlas

  Ano da edição: 2012




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